Conheça mais sobre os clubes de assinatura e entenda o potencial para sua marca e produto

Já pensou em ter um clube de assinatura do seu serviço ou produto? Se ainda não, vale dar uma olhada no mercado potencial que existe por trás. O clube de assinatura é um modelo em que o cliente contrata um serviço mediante um pagamento mensal e desfruta de seus benefícios pelo tempo que a assinatura continuar. Pode ser uma seleção de vinhos, um streaming, livros ou até mercadorias do dia a dia.

Em palestra no congresso Grocery & Drinks, Guilherme Almeida, head de e-commerce da Nestlé, afirmou que o modelo aumenta o amor pelas marcas e constrói relações duradouras. Segundo o executivo, o mercado mundial de assinaturas corresponde a 18% do total do valor pago por cartão de crédito no mundo e a tendência é de que, em 2023, 75% das empresas ofereçam esse tipo de serviço.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o modelo cresceu 167% no país nos últimos quatro anos. Somente ano passado, em 2020, o faturamento de clubes de assinatura cresceu 10%. O boom foi durante a pandemia, quando houve a necessidade do isolamento social, gerando assim novos hábitos de consumoque, diga-se de passagem, vieram para ficar. Durante esse período, foram lançados 800 novos clubes e a estimativa é de que, por dia, 600 novos consumidores assinem os mais diversos tipos de pacotes, segundo dados da Betalabs, empresa especializada em tecnologia para gestão de comércio eletrônico.

Ainda segundo a Betalabs, em 2015, existiam cerca de 300 empresas nesse ,e agora o número estimado é de quase 4 mil clubes. Esse mercado movimentou cerca de R$ 1 bilhão no Brasil em 2019, e a expectativa é de que esse número aumente de forma exponencial.

O modelo é ideal para quem busca praticidade e gosta de ser surpreendido com novidades. Os clientes dos clubes de assinatura se concentram principalmente em São Paulo (30%), Rio de Janeiro (13%), Minas Gerais (12%) e Rio Grande do Sul (9%).

Se você pensa em criar um clube de assinatura, a inovação e a criatividade são pontos essenciais. Garanta uma boa experiência para o seu cliente e, com isso, as chances de fidelização são enormes!

Case de sucesso:

Aqui na Tatix, temos entre nossos clientes um case de sucesso que pode servir como inspiração. Trata-se da Softys, indústria multinacional líder nos segmentos de papel e cuidados pessoais na América Latina.

A empresa lançou recentemente Softys Fácil, como é chamado o plano de assinaturas da loja virtual da Softys. O serviço de compra recorrente com venda direta para o consumidor final, garante 10% de desconto, contribuindo para a economia doméstica, e permite que o assinante altere a frequência e o pedido sempre que desejar. Além de trazer benefícios para o consumidor, a empresa ganha com a fidelização e a compra recorrente. Em menos de 1 mês, as assinaturas já representam 2,5% dos clientes do site, resultado obtido de forma orgânica.

Agora que você já conhece os benefícios de ter um clube de assinatura, que tal criar um para sua empresa? Se gostou do conteúdo e quiser dicas de como começar um, deixe aqui sua sugestão nos comentários.

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