Muitas vezes um cliente navega pela loja virtual, seleciona os produtos que deseja, coloca no carrinho, mas não conclui a compra, quando isso acontece, chamamos de abandono de carrinho. E não são poucas as lojas que sofrem com esse problema. Uma pesquisa divulgada no site E-commerce Brasil e desenvolvida pela empresa britânica de Marketing Comportamental SaleCycle apontou que a taxa média global de abandono de carrinho gira em torno de 79%. Isso significa que a cada 100 pessoas que passam por um processo de checkout, cerca de 79 abandonam sem finalizar a compra. Um número muito alto.
Ainda segundo a pesquisa, entre as principais causas estão:
- custo alto de frete, impostos e taxas;
- exigência de criação de uma conta;
- processo de checkout muito longo e complicado;
- Impossibilidade de calcular o custo total do pedido antecipadamente;
- entrega muito demorada;
- falta de confiança no site para inserir dados de cartão de crédito;
- erros no site, travamentos e
- política de devolução não satisfatória.
Sabendo as principais razões, é hora de criar estratégias para que sua loja não entre nessa estatística. Veja aqui algumas dicas básicas:
Em relação ao frete é possível buscar empresas alternativas para fazer a entrega dos produtos. Ao disponibilizar mais uma opção em seu site o consumidor pode optar por aquela que apresenta o custo mais baixo de entrega.
Para 21% das pessoas que deixam de comprar, o motivo é o check out longo e complicado. Vale a pena avaliar se a agilidade e a praticidade fazem parte do seu site. Esses dois fatores são princípios básicos para garantir uma boa experiência de compra no ambiente on-line. Evite redirecionamentos desnecessários, eles são considerados um grande empecilho.
Impossibilidade de calcular o custo total do pedido antecipadamente e custos inesperados também influenciam na desistência. Não tem nada pior do que chegar no checkout e descobrir que o valor apresentado na vitrine se refere ao produto de uma cor ou tamanho específicos, não é mesmo? Aqui a saída é ser transparente. Mostre que o valor do produto pode variar de acordo com algumas especificidades, tente mostrar antes da finalização de compra quanto ficaria o valor do frete e faça o possível para não surpreender o seu cliente com gastos extras.
Em relação à segurança forneça endereços, telefones, selos de segurança e tenha políticas claras. Isso pode ajudar a gerar credibilidade. E, se possível, inclua um chat e permita que as pessoas tirem dúvidas.
Como dica final, caso o abandono de carrinho aconteça mesmo assim, aposte em CRM (sigla em inglês para o termo Gestão de Relacionamento com o Cliente), use o e-mail para lembrar o consumidor que ele esqueceu um carrinho de compras cheio, facilite seu retorno à loja e faça uma oferta especial.
Essas são algumas dicas que podem diminuir o abandono de carrinho, mas a melhor de todas é: coloque-se sempre no lugar do consumidor. O que faria você abandonar um carrinho? Assim será possível criar uma experiência satisfatória para o cliente e para o seu caixa, claro 😉